Cancelamento de voo – qual o prazo para reclamações?

Uma grande onda de cancelamentos de voos vem acontecendo no Brasil, provocada pelo afastamento dos funcionários das companhias aéreas contaminados com o vírus da Covid-19 e da gripe.

O cancelamento gera dor de cabeça ao consumidor. Quem se sentir prejudicado pelo cancelamento, atraso ou outro dano ou prejuízo envolvendo a viagem, pode buscar alternativas para resolver o problema, seja administrativa ou judicialmente.

O prazo para a ação em caso de falha na prestação de serviço no transporte aéreo varia de acordo com o tipo de voo. Para voos domésticos o prazo é de 5 anos e voos internacionais, 2 anos.

A diferença de prazo se dá ao fato do voo nacional ser regido pelo Código de Defesa do Consumidor e os voos internacionais pela Convenção de Montreal.

Mesmo com esse tempo a disposição do consumidor, é recomendado que a ação não demore para serem propostas.

Antes de acionar a justiça é possível tentar algum tipo de acordo com a companhia aérea. Acertos amigáveis são mais rápidos e baratos.

A resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que aqueles que tiveram seu voo cancelado ou alterado, têm alguns direitos que devem ser garantidos pelas empresas aéreas:

– Acomodação em outro voo (inclusive de outra companhia);

– Reembolso integral (que deve ser realizado em até sete dias após a solicitação);

– Execução do serviço por outra modalidade de transporte (rodoviário, por exemplo);

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Fonte: https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2022/01/19/qual-prazo-para-processar-companhia-aerea-passagem-cancelamento-atraso.htm

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