27% das mulheres entre 15 e 49 anos sofreram violência doméstica durante a vida

Uma revista chamada The Lancet realizou um estudo, publicado em fevereiro deste ano, e indicou que 27% das mulheres de 15 a 49 anos sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos durante a vida.

A pesquisa usou como base informações da OMS sobre prevalência de violência contra a mulher e mais de 300 pesquisas e estudos realizados entre 2000 e 2018.

Como violência foram definidos comportamentos físicos, sexuais e psicologicamente prejudiciais no contexto do casamento ou qualquer outra forma de união e as mulheres que fizeram parte da pesquisa foram ou eram casadas, moravam juntas de seus companheiros ou estavam em relacionamentos longos.

A pesquisa também apontou que países de alta renda apresentaram menores prevalências estimadas de violência de parceiros ao longo da vida.

A autora da pesquisa, Lynnmarie Sardinha, alertou pelo alto número de jovens que já sofreram algum tipo de violência dos parceiros. Segundo ela, “A adolescência e o início da vida adulta são etapas importantes da vida quando os fundamentos para relacionamentos saudáveis são construídos. A violência que essas jovens experimentam tem impactos duradouros em sua saúde e bem-estar. A violência de parceiros íntimos é evitável e precisa ser feita”.

Lei Maria da Penha

O Art. 5 da Lei Maria da Penha diz que violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou emissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

A violência doméstica é um fenômeno que não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade, nem mesmo grau de escolaridade.

Pode ser denunciada em qualquer delegacia, porém a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) é o órgão mais capacitado para realizar as ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência de gênero.

Desde 2012, por decisão do STF, a Lei Maria da Penha pode ser aplicada mesmo sem queixa da vítima, ou seja, qualquer pessoa pode denunciar o agressor, inclusive anonimamente.

Em nossa equipe contamos com profissionais da área do Direito de Família. Entre em contato conosco e agende um horário.

Fonte: : https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/02/16/27percent-das-mulheres-de-15-a-49-anos-sofreram-violencia-domestica-durante-a-vida-diz-estudo-da-the-lancet.ghtml

Mais notícias

Pensão alimentícia – quais as condições desse direito?

A pensão alimentícia é uma prestação, geralmente pecuniária e periódica, necessária para a manutenção individual para roupas, comida, habitação. Todo …

Leia mais

27% das mulheres entre 15 e 49 anos sofreram violência doméstica durante a vida

Uma revista chamada The Lancet realizou um estudo, publicado em fevereiro deste ano, e indicou que 27% das mulheres de …

Leia mais

Os Direitos Trabalhistas das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher, oficializado em 1975, foi essencial pela luta de liberdade e igualdade também no que diz …

Leia mais

Saiba as principais regras da licença-maternidade e paternidade

Um dos benefícios mais importantes dos trabalhadores que contribuem com o INSS é a licença-maternidade ou paternidade. Mesmo quem está …

Leia mais